.. title: Falha no Dropbox e segurança na Web .. slug: falha-no-dropbox-e-seguranca-na-web .. date: 2011/06/22 04:50:00 .. description: A falha de autenticação no Dropbox faz com que reflitamos sobre a segurança de nossos dados armazenados na web. .. category: tecnologias .. tags: segurança, web, dropbox O serviço de armazenamento de arquivos [Dropbox][1] (link de afiliado) sofreu uma grave [falha de segurança][2] no dia 19 de junho de 2011. Durante 4 horas qualquer conta do site pôde ser acessada somente informando-se o email de cadastro, sem a necessidade de informar a senha. Após a falha ter sido descoberta, foi corrigida em 4 minutos. Os proprietários das contas acessadas no período (cerca de 1%) já foram contactados pelos criadores do serviço. ![Unplug for safety](/images/unplug-for-safety.jpg "Desplugar é a solução!")
[Unplug for safety][3]: A solução para segurança na internet é não usar a internet. Casos assim fazem-nos refletir sobre a segurança de nossos dados na web. Usamos emails, comunicadores instantâneos, buscadores e outros serviços disponibilizados online. Ao utilizá-los, concordamos em fornecer dados pessoais como nome completo, localização, preferências pessoais, etc. Ao trocarmos emails com outras pessoas, enviamos fotos, endereços, telefones e outras informações que, pensamos, só podem ser acessadas pelo destinatário do email. A verdade é que dificilmente alguma informação colocada na internet estará 100% segura. Você utiliza algum serviço do google (como o gmail) ou da Microsoft (como o Hotmail)? Já leu os termos de serviço destas empresas? Se não, veja o que diz os [termos de serviço do Google][4]: > 14.3 ESPECIFICAMENTE, O GOOGLE, AS SUAS SUBSIDIÁRIAS E LICENCIADORES NÃO GARANTEM QUE: >
[...]
> (B) O USO DOS SERVIÇOS SERÁ ININTERRUPTO, PONTUAL, SEGURO E ISENTO DE ERROS; Agora, os [termos de serviço da Microsoft][5]: > Fornecemos o serviço "no estado em que se encontra", "com todas as falhas" e > "conforme disponível". Não garantimos a precisão ou a atualidade das > informações disponíveis do serviço. Você reconhece que os sistemas de > computador e telecomunicações não estão livres de falha, e podem ocorrer > períodos eventuais de tempo de inatividade. Não garantimos que o serviço > será ininterrupto, atualizado, seguro ou sem erros, ou que não ocorrerá > perda de dados. [...] Declarações semelhantes podem ser encontradas no Facebook, no próprio Dropbox ou em qualquer outro serviço online. E nós concordamos com estes termos cada vez que fazemos um cadastro em um novo site / serviço. Diante disto, qual solução podemos encontrar para a segurança de nossos dados? Para os paranóicos, com certeza é desplugar-se completamente da internet. Particularmente sugiro: bom senso naquilo que enviamos e compartilhamos na internet, tendo-se sempre em mente que *nunca estaremos seguros*; e aprender um pouco sobre [criptografia de dados][6]. [1]: http://db.tt/dZnkUdK "Dropbox - Armazenamento de arquivos" [2]: http://blog.dropbox.com/?p=821 "Bug de autenticação do Dropbox" [3]: http://www.flickr.com/photos/mag3737/283241107 "Unplug for safety by mag3737" [4]: http://www.google.com.br/accounts/TOS "Termos de serviço do Google" [5]: http://g.msn.com/0TO_/ptbr "Contrato de serviço da Microsoft" [6]: http://pt.wikipedia.org/wiki/Criptografia "Artigo sobre criptografia na Wikipédia"