Skip to main content

Bandas e twitcam

Aviso: Este post foi recuperado miraculosamente do cachê do google. Foi escrito no antigo blog em agosto de 2010.

Dia 03 de agosto de 2010, acompanhei o ensaio, via twitcam, de uma banda chamada Rockafé, de Maringá/PR, que tem por baixista o @thiagohmelo. Ele, além de baixista da banda, também é responsável pela walbatroz, empresa de desenvolvimento de softwares e websites, junto com o Ricardo Silva, vulgo @pensarics.

Músico que sou - bem, toco guitarra, já fiz parte de banda de Heavy Metal (Hail Defender!), posso me considerar músico, não? - interessa-me acompanhar o uso que músicos fazem das tecnologias e das ferramentas sociais - no caso, twitter e twitcam. Basta um computador com acesso à internet, câmera e um microfone para que uma banda ou músico possam divulgar sua obra via rede mundial de computadores.

Estou expondo um caso de uma banda local, que faz covers, mas ainda assim apresenta uma boa qualidade. Há casos de bandas já consagradas (Sepultura, por exemplo) que se utilizam do mesmo expediente para transmitirem seus shows. E todos acabam se beneficiando: o público, que passa a conhecer boas novas bandas, ou assiste àquelas que já conhece e admira; e os músicos, que divulgam seu trabalho e consolidam sua base de fãs.

Além da questão da divulgação do trabalho artístico, ainda fica evidenciado o contato direto que os músicos passam a manter com seus admiradores. Divulga-se não só a música ou shows, mas também eles podem saber o que seus ouvintes pensam sobre sua obra, tendo um feedback que pode estimulá-los a manter e ampliar sua atuação "virtual".

Músicos, bandas e ouvintes fazendo parte de uma comunidade voltada à produção e apreciação musical, ligados pelas ferramentas que hoje em dia são disponibilizadas pela internet. Democratização da arte e da diversão musical. Espero vivenciar mais vezes músicos que possuem sua mentalidade voltada para esta nova forma de divulgação!

Update: o Thiago escreveu sobre este ensaio do Rockafé. Os vídeos podem ser vistos em seu perfil do twitcam.

Comentários

Comments powered by Disqus