.. title: Google Apps: Configuração de DKIM .. slug: google-apps-configuracao-de-dkim .. date: 2011/07/06 08:40:00 .. description: Este tutorial mostra como configurar DKIM (DomainKeys identified Mail) no email do Google Apps para garantir a legitimidade dos emails enviados por determinado domínio .. category: tutoriais .. tags: google apps, email, dkim, configuração, tutorial, domínio

Este artigo integra o tutorial em duas partes sobre como configurar SPF e DKIM para os emails do Google Apps de forma a demonstrar sua legitimidade. Para ter acesso à outra parte visite o link a seguir:

A configuração de [DKIM][1] (do inglês *DomainKeys Identified Mail*) é outra ferramenta que inibe a utilização de determinado domínio de forma não lícita por spammers. Consiste em adicionar uma assinatura digital aos email, por meio de um [par de chaves pública e privada][2]. Com esta configuração, cada email é assinado no servidor de origem pela chave privada e, em seguida, a assinatura é verificada pelo servidor de destino por meio da chave pública disponível vi DNS. Geralmente, ao configurarmos um servidor de emails, as chaves são criadas no próprio servidor. A chave privada fica gravada num arquivo protegido no sistema de arquivos da máquina e a chave pública é publicada como registro DNS do tipo TXT. Já no Google Apps, a geração das chaves é feita via interface de administração do domínio. O caminho é o que se segue: * Logar na conta de administração do Google Apps e clicar no link *Administrar este domínio*; * Clicar no menu *Ferramentas Avançadas*; * Clicar no link *Configurar autenticação de e-mails (DKIM)*; * Clicar no link *Gerar novo registro*. Abrirá uma caixa de diálogo perguntado sobre o "selecionador de prefixo". É uma configuração opcional e pode ser deixada no padrão (*google*). Após os passos anteriores, a chave pública é informada, tendo o seguinte formato: v=DKIM1; k=rsa; p=VALOR-DA-CHAVE Também é informado o "selecionador de prefixo", por padrão: google._domainkey Devemos atualizar o DNS com um registro TXT com esses valores, sendo que o selecionador deve ser informado como subdomínio. Após a atualização, a propagação da informação pode levar até 48 horas. Para verificar se foi feita a propagação, podemos utilizar o comando **host** no Linux ou o **nslookup** no Windows. No Linux, o comando é o seguinte: $ host -t TXT google._domainkey.dominio.com 8.8.8.8 No Windows: >nslookup -type=TXT google._domainkey.dominio.com 8.8.8.8 ### Conclusão Tanto a configuração de SPF quanto de DKIm são desejáveis e até mesmo necessárias para demonstrar a legitimidade dos emails enviados por um domínio, aumentando sua proteção contra uso indevido por spammers. O Google Apps facilita as configurações, ficando a cargo do administrador de domínio as alterações de DNS necessárias, conforme mostradas neste tutorial. [1]: http://www.google.com/support/a/bin/answer.py?answer=174124 "Autenticar e-mails com uma chave de domínio" [2]: http://cartilha.cert.br/conceitos/sec8.html#subsec8.2 "Cartilha de segurança do CERT"