Google Apps: Configuração de SPF

Este artigo integra o tutorial em duas partes sobre como configurar o SPF e DKIM para os emails do Google Apps de forma a demonstrar sua legitimidade. Para ter acesso à outra parte visite o link a seguir:

A configuração de SPF (do inglês Sender Policy Framework) permite ao administrador do domínio autorizar determinados servidores para envio de emails. Desta maneira, o servidor que recebe a mensagem pode verificar que o servidor que a enviou foi autorizado pelo detentor do domínio.

Ao utilizarmos o Google Apps para email e não termos o SPF configurado, quem recebe o email pode verificar conteúdo parecido com o seguinte nos cabeçalhos:

Received-SPF: neutral (google.com: 209.85.210.48 is neither permitted 
nor denied by best guess record for domain of email@dominio.com) 
client-ip=209.85.210.48;
Authentication-Results: mx.google.com; spf=neutral 
(google.com: 209.85.210.48 is neither permitted nor denied by best 
guess record for domain of email@dominio.com)

Ou seja, o servidor que recebeu o email não pôde determinar se a máquina que o enviou era autorizada ou não pelo domínio para envio de emails, dando a ele uma classificação neutra (spf=neutral). Pode ocorrer que emails com SPF neutro acabem sendo marcados como spam por certos servidores receptores, principalmente se o volume de mensagens enviadas for relativamente grande.

Para configurar o SPF para o Google Apps devemos publicar um registro DNS do tipo TXT. Como há variações nos gerenciadores de DNS para domínios, indicaremos somente a linha a ser adicionada ao registro:

v=spf1 include:_spf.google.com ~all

Deve-se esperar um tempo para que o DNS seja propagado (até 48 horas). Para verificar se o registro já está ativo, podemos usar o com o comando host no terminal do Linux:

$ host -t TXT dominio.com

No Windows, o comando é o nslookup:

>nslookup -type=TXT dominio.com 8.8.8.8

Com o registro TXT publicado e funcionando, ao enviarmos um email o receptor poderá verificar o cabeçalho, que agora terá conteúdo parecido com o seguinte, indicando que o teste de SPF teve êxito (pass):

Received-SPF: pass (google.com: domain of email@dominio.com designates 
209.85.210.48 as permitted sender) 
client-ip=209.85.210.48;
Authentication-Results: mx.google.com; spf=pass (google.com: 
domain of email@dominio.com designates 209.85.210.48 as permitted sender)

Comentários

Comments powered by Disqus