.. title: Google Apps: Configuração de SPF .. slug: google-apps-configuracao-de-spf .. date: 2011/07/06 08:35:00 .. description: Este tutorial mostra como configurar SPF (Sender Policy Framework) no email do Google Apps para garantir a legitimidade dos emails enviados por determinado domínio .. category: tutoriais .. tags: google apps, email, spf, configuração, tutorial, domínio

Este artigo integra o tutorial em duas partes sobre como configurar o SPF e DKIM para os emails do Google Apps de forma a demonstrar sua legitimidade. Para ter acesso à outra parte visite o link a seguir:

A configuração de [SPF][1] (do inglês *Sender Policy Framework*) permite ao administrador do domínio autorizar determinados servidores para envio de emails. Desta maneira, o servidor que recebe a mensagem pode verificar que o servidor que a enviou foi autorizado pelo detentor do domínio. Ao utilizarmos o Google Apps para email e não termos o SPF configurado, quem recebe o email pode verificar conteúdo parecido com o seguinte nos cabeçalhos: Received-SPF: neutral (google.com: 209.85.210.48 is neither permitted nor denied by best guess record for domain of email@dominio.com) client-ip=209.85.210.48; Authentication-Results: mx.google.com; spf=neutral (google.com: 209.85.210.48 is neither permitted nor denied by best guess record for domain of email@dominio.com) Ou seja, o servidor que recebeu o email não pôde determinar se a máquina que o enviou era autorizada ou não pelo domínio para envio de emails, dando a ele uma classificação neutra (*spf=neutral*). Pode ocorrer que emails com SPF neutro acabem sendo marcados como spam por certos servidores receptores, principalmente se o volume de mensagens enviadas for relativamente grande. Para configurar o SPF para o Google Apps devemos publicar um registro [DNS][2] do tipo TXT. Como há variações nos gerenciadores de DNS para domínios, indicaremos somente a linha a ser adicionada ao registro: v=spf1 include:_spf.google.com ~all Deve-se esperar um tempo para que o DNS seja propagado (até 48 horas). Para verificar se o registro já está ativo, podemos usar o com o comando **host** no terminal do Linux: $ host -t TXT dominio.com No Windows, o comando é o **nslookup**: >nslookup -type=TXT dominio.com 8.8.8.8 Com o registro TXT publicado e funcionando, ao enviarmos um email o receptor poderá verificar o cabeçalho, que agora terá conteúdo parecido com o seguinte, indicando que o teste de SPF teve êxito (*pass*): Received-SPF: pass (google.com: domain of email@dominio.com designates 209.85.210.48 as permitted sender) client-ip=209.85.210.48; Authentication-Results: mx.google.com; spf=pass (google.com: domain of email@dominio.com designates 209.85.210.48 as permitted sender) [1]: http://www.google.com/support/a/bin/answer.py?answer=33786 "Definição de registros SPF" [2]: http://pt.wikipedia.org/wiki/Domain_Name_System "Domain Name System"