Google Apps: Configuração de DKIM

Este artigo integra o tutorial em duas partes sobre como configurar SPF e DKIM para os emails do Google Apps de forma a demonstrar sua legitimidade. Para ter acesso à outra parte visite o link a seguir:

A configuração de DKIM (do inglês DomainKeys Identified Mail) é outra ferramenta que inibe a utilização de determinado domínio de forma não lícita por spammers. Consiste em adicionar uma assinatura digital aos email, por meio de um par de chaves pública e privada. Com esta configuração, cada email é assinado no servidor de origem pela chave privada e, em seguida, a assinatura é verificada pelo servidor de destino por meio da chave pública disponível vi DNS.

Geralmente, ao configurarmos um servidor de emails, as chaves são criadas no próprio servidor. A chave privada fica gravada num arquivo protegido no sistema de arquivos da máquina e a chave pública é publicada como registro DNS do tipo TXT. Já no Google Apps, a geração das chaves é feita via interface de administração do domínio. O caminho é o que se segue:

  • Logar na conta de administração do Google Apps e clicar no link Administrar este domínio;
  • Clicar no menu Ferramentas Avançadas;
  • Clicar no link Configurar autenticação de e-mails (DKIM);
  • Clicar no link Gerar novo registro. Abrirá uma caixa de diálogo perguntado sobre o "selecionador de prefixo". É uma configuração opcional e pode ser deixada no padrão (google).

Após os passos anteriores, a chave pública é informada, tendo o seguinte formato:

v=DKIM1; k=rsa; p=VALOR-DA-CHAVE

Também é informado o "selecionador de prefixo", por padrão:

google._domainkey

Devemos atualizar o DNS com um registro TXT com esses valores, sendo que o selecionador deve ser informado como subdomínio. Após a atualização, a propagação da informação pode levar até 48 horas. Para verificar se foi feita a propagação, podemos utilizar o comando host no Linux ou o nslookup no Windows. No Linux, o comando é o seguinte:

$ host -t TXT google._domainkey.dominio.com 8.8.8.8

No Windows:

>nslookup -type=TXT google._domainkey.dominio.com 8.8.8.8

Conclusão

Tanto a configuração de SPF quanto de DKIm são desejáveis e até mesmo necessárias para demonstrar a legitimidade dos emails enviados por um domínio, aumentando sua proteção contra uso indevido por spammers. O Google Apps facilita as configurações, ficando a cargo do administrador de domínio as alterações de DNS necessárias, conforme mostradas neste tutorial.

Comentários

Comments powered by Disqus