VPS: O que é?

O tutorial ao qual esta introdução se refere foi dividido em trê partes e tem o objetivo de mostrar como Configurar e Administrar um VPS para diversos usos, como hospedagem de sites, backups, etc. Para ter acesso às partes visite os links a seguir:

Um VPS (do inglês Virtual Private Server) é uma máquina virtual que executa um sistema operacional completo. É instalada em um hardware real que pode trazer várias máquinas virtuais rodando ao mesmo tempo dividindo os recursos existentes entre si. Podem ser utilizados de diversas maneiras, sendo a hospedagem de websites um dos usos mais correntes.

A utilização de um VPS requer um certo conhecimento do sistema operacional em uso, visto que o administrador precisa executar tarefas pertinentes ao gerenciamento de usuários, instalação, configuração e atualização de pacotes, segurança, etc. O acesso a essas máquinas, via de regra, é feito por SSH (Secure SHell) e, nesta modalidade de acesso, as ações nelas executadas são por linha de comando.

Eu adquiri um VPS em 2011, com o intuito de aprendizado e para hospedar alguns websites. Ele possui 256 mb de memória RAM disponível, 10 gb de disco rígido e transferência mensal de 250 gb. Ele roda atualmente um servidor de banco da dados (MySQL) e um servidor web (nginx) com suporte a PHP. Com esta configuração possuo um website pessoal (HTML + CSS), este blog (HTML + CSS), um website de empresa (PHP) e um ambiente virtual de aprendizagem (PHP + MySQL).

O que me motivou a escrever este conjunto de artigos foi a obtenção de mais uma máquina virtual, desta vez para configurar um servidor de backup remoto. Resolvi escrevê-los para referência pessoal futura e também para compartilhar o conhecimento que adquiri durante o processo de administração destes sistemas.

Caso alguém tenha interesse adquirir uma máquina virtual para aprendizado, pode obter uma na mesma empresa em que adquiri a que me servirá de backup remoto: a RamNode. Por 15 doláres AO ANO é possível adquirir um VPS com 128 mb de memória RAM, 12 gb de espaço em disco e 500 gb de transferência mensal.

Vamos botar a mão na massa? :)

Comentários

Comments powered by Disqus