.. title: Google Apps: Emails personalizados para seu domínio .. slug: google-apps-emails-personalizados-para-seu-dominio .. date: 2011/07/06 08:30:00 .. description: O Google Apps pode ser utilizado para obtermos emails personalizados com determinado domínio, sendo possível configurá-lo para legitimar os emails enviados. .. category: tutoriais .. tags: google apps, email, spf, dkim, configuração, tutorial, domínio

O tutorial ao qual esta introdução se refere foi dividido em duas partes e tem o objetivo de mostrar como configurar SPF e DKIM para os emails do Google Apps de forma a garantir sua legitimidade. Para ter acesso às partes visite os links a seguir:

Quem deseja dar um aspecto mais profissional ao seu blog, site ou quer ter endereços de **email** personalizados deve, inevitavelmente, investir num **domínio próprio**. Domínios *.com* custam cerca de R$ 18,00 ao ano, os *.info* custam menos da metade deste valor e há até mesmo os gratuitos como os oferecidos pelo [co.cc][1]. ![google-apps-logo](/images/google-apps-logo.jpg "O Google Apps pode ser utilizado para prover emails, documentos, sites e agenda.")
[Google Apps Logo][2]. Ao se possuir um domínio *.com*, o serviço gratuito [Google Apps][3] pode ser usado para personalizar emails (seunome@dominio.com) e até mesmo hospedar sites. Também há a possibilidade de obter uma solução completamente gratuita ao [configurar um domínio do co.cc com o Google Apps][4]. Independente do tipo de domínio utilizado com o Google Apps, pode-se configurar o serviço de maneira que os emails tenham sua origem certificada e sejam assinados digitalmente. Isto diminui as chances de que o endereço de email configurado para o domínio seja utilizado por spammers e / ou acabe sendo marcado como spam pelo receptor. As configurações citadas são opcionais porém *altamente recomendáveis*, visto que visam garantir a autenticidade dos emails enviados por determinado domínio. Assim, pode-se ter certeza que as mensagens serão entregues aos seus destinatários, sem serem desviadas para a caixa de spam e podendo não serem vistas. [1]: http://www.co.cc/ "Domínios gratuitos" [2]: http://www.flickr.com/photos/adriarichards/3285777403/ "Google Apps logo ring of happiness by adria.richards" [3]: http://www.google.com/apps/intl/pt-BR/group/index.html "Google Apps" [4]: http://www.gerenciandoblog.com.br/2011/07/cocc-google-apps-e-mail-gratis-em-seu.html "Configuração de domínio gratuito co.cc com o Google Apps"